Jatobá

Nome científico da espécie: Hymenaea courbaril L.
Abrangência geográfica: É nativa da mata semidecídua da bacia do Paraná, Brasil Central e Centro Oeste e da floresta tropical Amazônica (1).
Nome da comunidade que utiliza: Na comunidade Morro Cortado, no estabelecimento Serra Pantaneira.
O Jatobá é uma árvore de grande porte, que pode variar de 15 a 20 metros de altura, dotada de copa ampla e densa, com tronco mais ou menos cilíndrico. Suas folhas são coriáceas, compostas bifolioladas. Apresenta flores brancas e grandes, reunidas em pequenas inflorescências. Os frutos são vagens curtas de 6-13 cm de comprimento, de cor marrom-escura (1).
A polpa da farinha das sementes é comestível e rica em nutrientes. A planta libera uma goma resinosa que é recolhida para o preparo de incenso e verniz. Para fins medicinais utiliza a casca moída contra diarréia, já a seiva é usada contra tosse e bronquite e o chá da casca para problemas estomacais, para o tratamento de pé-de-atleta e fungos dos pés. Recomenda-se o seu chá das suas folhas para contra afeccções das vias urinárias, prostalite e cistitite crônica. As folhas e a casca desta planta tem propriedades antoimicrobiana, antifúngicas, antibacterianas, moluscidas(1). No estabelecimento Serra Pantaneira da Comunidade Morro Cortado, a planta de jatobá está sendo comercializada como licor artesanal.
Lorenzi, Harri & Matos, Francisco José de Abreu. Plantas Medicinais no Brasil: Nativas e exóticas. 2 ed. Nova Odessa, SP: instituto Plantarum, 2008.

Produtos relacionados

No posts found!

Produtos relacionados

No posts found!

Produtos relacionados

No posts found!