A Festa de São Benedito, santo negro católico reverenciado em todo o território nacional, possui um lugar e um significado especial para a comunidade Negra de Nossa Senhora do Livramento por assumir um poder sincrético, sintetizando o santo negro, o preto velho e o rei africano lendário envolto em histórias confusas, com diversas versões e conflitos, como é o caso da Casa São Benedito, dos quilombolas e da Dança do Congo. (OLIVEIRA, ano?)
A celebração a São Benedito de Nossa Senhora do Livramento, apesar das suas dimensões, guarda algumas características em comum com as festas de santo existentes na região, como as peregrinações de esmola para recolha de doações e a mobilização em torno da cozinha.
A celebração a São Benedito de Nossa Senhora do Livramento, possui um caráter de sincretismo por meio da dimensão comum nas festas de Santo (presença peregrinações de esmola para recolha de doações (bandeiras) e a mobilização em torno da cozinha) e a manifestação da Dança do Congo), um folguedo popular existente em várias partes do Brasil, em louvor aos santos Negros, especialmente São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
Em Mato Grosso a dança do Congo é tradicional no município de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Nossa Senhora do Livramento. O ritual centenário possui a sua origem no imaginário social do quilombo de Mata Cavalo – comunidade negra de descendentes de escravos situada no município de Nossa Senhora do Livramento, porém a celebração possui como palco a “Casa de São Benedito, espaço sede do grupo.
Significados e funções que as celebrações têm para a comunidade:: A festa de S.ao bendito representa para a comunidade afrodescendente uma forma de fortalecer os seus laços identitários, devocional e expressão de resistência frente á discriminação étnico-racial e da luta pelo território.